quinta-feira, 3 de março de 2011

1 - Apresentação:

Nem sempre as pessoas percebem que a sustentabilidade está presente em todas as suas atividades diárias: ao tomar um banho, ao fazer, compras durante o trabalho, durante o lazer, ela está sempre presente. Costuma-se defini-la como uma relação entre as pessoas e os recursos naturais. Tal conceito não está errado, mas está incompleto. A sustentabilidade é muito mais do que isto, e para entendê-la é preciso considerar os locais onde as pessoas moram, como moram, onde e como trabalham e como utilizam e dividem entre si os recursos que o nosso planeta oferece. Isto significa buscar qualidade de vida. 
Percebe-se, assim, que o conhecimento mais profundo possível sobre sustentabilidade é muito importante para qualquer pessoa. Somente assim ela poderá contribuir para a preservação dos recursos naturais e humanos a longo prazo. Qualquer pessoa pode consumir diariamente tudo que quiser ou necessitar e, ao mesmo tempo, contribuir para manter um bom nível de sustentabilidade, e se ela pode, ela deve. Basta apenas que cada pessoa adapte seus hábitos de consumo aos padrões atuais.
Nos artigos que serão publicados sucessivamente neste blogue, o leitor saberá o que há por trás dos produtos que adquirimos nos supermercados, nas farmácias e em outros locais e terá noções sobre como escolher o produto adequado (*). Também receberá sugestões para realizar seu cotidiano de forma mais responsável, consumindo normalmente e economizando dinheiro. Além disso, poderá criar novas alternativas.

Próximo artigo: O Futuro da Humanidade.

(*) Para leitura complementar sobre este tema, recomendo que leia os artigos do blogue "Ética Empresarial e Gestão em Marketing" - http://www.eticamark.blogspot.com/ .  

Nenhum comentário: