sábado, 5 de março de 2011

2 - O Futuro da Humanidade

Ninguém pode realmente garantir 
o que acontecerá amanhã ou num futuro distante,
mas todos podemos fazer planos e realizar ações hoje
que possam ajudar a minimizar ou evitar problemas
amanhã ou nos próximos anos. 
É para isto que existe 
o desenvolvimento sustentável.  

O desenvolvimento sustentável é um sistema baseado num modelo de desenvolvimento global que inclui aspectos do desenvolvimento ambiental. O termo "desenvolvimento sustentável" foi usado pela primeira vez em 1987, na publicação do Relatório Brundtland, pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento - criada pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 1983. Nesse relatório, o desenvolvimento sustentável foi descrito como "o desenvolvimento que  procura satisfazer as necessidades da geração atual sem comprometer a capacidade das gerações futuras, de satisfazerem suas próprias necessidades". Isto que dizer que seu objetivo principal é possibilitar que, desde agora, as pessoas tenham melhores condições para obter um nível satisfatório de desenvolvimento social econômico usando, de forma adequada e razoável, os recursos naturais disponíveis no planeta e preservando as espécies animais. 
Embora possa ser ser interpretado de diferentes formas, o conceito de desenvolvimento sustentável é considerado como único. Porém essa variedade de possibilidades de interpretação faz com que ele abranja várias áreas de conhecimento de atividades profissionais, mas todas convergem para um mesmo ponto de equilíbrio entre a igualdade social e o desenvolvimento econômico - ou a busca de ambos. Por isto a Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural acrescentou ao conceito de desenvolvimento sustentável a ideia de que a diversidade cultural é tão necessária para a humanidade quanto a diversidade é para a natureza.
Portanto, na prática o "conceito único" se divide em dois: o do ecocentrismo, cujo foco central é o meio ambiente, e o do antropocentrismo, cujas atenções são focalizadas essencialmente sobre o  ser humano. Talvez o conceito seja considerado "único" porque não é possível promover o bem da humanidade sem promover a preservação ambiental. Mesmo assim, ainda permanece mal definido e, ao que tudo indica, os debates para se chegar a uma definição melhor elaborada ainda persistirão por muitos anos. Enquanto isto, a realização de metas urgentes que possam garantir melhores condições de vida no futuro continua sendo adiada. 


Próximo artigo: 3 - Indicadores de Desenvolvimento Sustentável


Nenhum comentário: