quarta-feira, 20 de abril de 2011

5 - O que é "Autodepuração"?

"Autodepuração" é a capacidade de absorção dos resíduos.
Você precisa saber como isto acontece
para saber o que você pode e deve fazer. 

A autodepuração é a capacidade que o solo tem para absorver resíduos. Para que a autodepuração ocorra de forma adequada, são necessárias condições adequadas de biodegrabilidade e quantidades adequadas de resíduos que o solo terá que absorver. "Biodegrabilidade" é o tempo que os resíduos levam para se reintegrarem ao meio ambiente. Quanto mais degradável for um resíduo, mais fácil será sua assimilação pela biosfera.  "Biosfera" é o conjunto que envolve todos os ecossistemas do planeta, e "ecossistema" é o conjunto de todos os seres vivos - inclusive vegetais - e as relações que ocorrem entre eles numa região. 
Restos de alimentos são resíduos com alta capacidade de biodegrabilidade. Porém, o mesmo não ocorrem com resíduos de materiais como o plástico, por exemplo, que levam muitos anos para se decompor. Baseando-nos nisto, todos nós temos que estar conscientes das nossas obrigações para garantir os recursos necessários à nossa própria sobrevivência. Infelizmente nem todas as pessoas respeitam ou conhecem os limites da capacidade da terra absorver os resíduos e a poluição gerados pela produção, uso e descarte de produtos e serviços. O resultado disto é o incômodo acúmulo de lixo que, quanto maior se torna, dificulta ainda mais o processo de degradação natural. 
Também é preciso ressaltar a importância de que o lixo seja depositado em locais adequados. O lixo acumulado nas ruas, nas calçadas, em rios ou em terrenos baldios não causam apenas uma visão desagradável, causam também impactos ambientais que podem gerar doenças(*).

(*) Isto será abordado com mais detalhes no próximo artigo.

Próximo artigo: 6 - O Aquecimento Global e Seus Efeitos

Nenhum comentário: