sexta-feira, 8 de abril de 2011

4 - A "Pegada Ecológica" de Cada Pessoa No Mundo

Nos três primeiros artigos,
foi abordado o que é a sustentabilidade
e como ela está presente 
no cotidiano de qualquer pessoa
desde o nascimento até a morte.
A partir deste artigo,
o principal objetivo será ajudar o leitor
a entender melhor a relação 
entre ele e a sustentabilidade
enfatizando os "ciclos de vida" dos produtos
e a necessidade de consumi-los 
pensando em seu próprio bem e no de toda a população.
_________________________

Como foi dito nos artigos anteriores, é preciso considerar os recursos naturais e os modos de vida das pessoas. Estudos recentes feitos pela World Wildlife Fund - "Fundo Mundial da Natureza" (WWF) comprovam que a exigência da população mundial por recursos naturais está 30% acima das condições que o planeta tem para lhes oferecer.  Isto significa que estamos transformando os recursos em resíduos muito mais rapidamente do que a natureza consegue regenerá-los. Nossa demanda por recursos dobrou nos últimos 50 anos, principalmente por causa do crescimento da população e do crescimento do consumo por pessoa. Juntos, esses dois fatores formam o que os especialistas em ecologia chamam de "pegada ecológica".
A pegada ecológica de uma pessoa corresponde ao tamanho necessário das áreas produtivas de terra e de mar para gerar produtos e serviços suficientes para manter seu estilo de vida. Em outras palavras, é a extensão territorial suficiente para garantir o sustento de uma pessoa. Essa extensão é calculada em hectares dividindo-se a área produtiva de todo planeta pelo número total de habitantes. O resultado seria em torno de 2,1 hectares por pessoa. Porém, segundo o WWF, atualmente cada pessoa   necessita em média de 2,7 hectares para manter os padrões de consumo atuais. 
Para entender melhor o que é a pegada ecológica, acesse o site www.pegadaecologica.org.br, através do qual você poderá se submeter a um teste respondendo a 15 questões. Depois que você der todas as respostas, surgirá a informação sobre quantos planetas Terra seriam necessários se cada pessoa tivesse um estilo de vida como o seu. Obviamente deve-se considerar que é muito difícil, senão impossível, tantas pessoas em todo o mundo terem os mesmos hábitos.


Próximo artigo: 5 - O que é "Autodepuração"?

Nenhum comentário: